Avaliação de efetividade de um teste rápido e de tratamentos para doença de Chagas: Coorte Oxente Chagas Bahia

O Projeto Oxente Chagas da Fiocruz é uma iniciativa voltada ao combate e controle da doença de Chagas, uma enfermidade causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. A Fiocruz, uma importante instituição de pesquisa e saúde no Brasil, desenvolve esse projeto com o objetivo de entender melhor a doença, promover ações de prevenção, diagnóstico e tratamento, além de fortalecer as estratégias de controle em áreas afetadas. O nome “Oxente” reflete uma expressão típica do Nordeste brasileiro, região onde a doença é mais prevalente, e demonstra o foco regional e cultural do projeto.
O projeto busca validar teste rápido para incorporação no SUS e para isso, aposta em uma abordagem inovadora para a detecção precoce da doença de Chagas na Atenção Primária, com o objetivo de reduzir o impacto da doença na vida das pessoas e de suas famílias. A validação em campo do teste rápido TR Chagas Bio-Manguinhos, já registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), é um passo essencial para sua inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para isso, ainda são necessários estudos adicionais que subsidiem a solicitação junto à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), órgão responsável por avaliar e recomendar novas tecnologias para o sistema público de saúde. A expectativa é que, uma vez incorporado, o teste facilite o diagnóstico precoce, o início rápido do tratamento e a melhoria do cuidado às populações afetadas pela doença.