Sistema de análise e vigilância de patógenos locais – sisAPOLO
O presente projeto visa implantar um sistema regional de vigilância de agentes causadores de doenças infecciosas. Pretendemos atuar investigando rapidamente as situações de surtos dessas doenças, construindo os alicerces para uma rede sentinela. Esta rede permitirá o Sistema Único de Saúde monitorar o aparecimento e circulação de agentes infecciosos, possibilitando responder rapidamente aos surtos.
RESULTADOS ESPERADOS: Implementação do sistema sisAPOLO – Sistema de Análise e Vigilância de Patógenos Locais.
Usando tecnologias moleculares avançadas, pretendemos identificar agentes infecciosos circulantes no estado, ampliando a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde no enfrentamento de possíveis surtos epidemiológicos.
Capacitação de profissionais na área de genômica, biologia molecular, biologia computacional, epidemiologia e ciência de dados para desenvolver ferramentas moleculares e computacionais; Formação de uma rede nacional de vigilância molecular avançada, com troca de informações com o Ministério da Saúde/SVS, permitindo uma vigilância molecular continuada e abrangente.
Veja Também
- 1. Estudo da diversidade genética e de mecanismos celulares e moleculares envolvidos na neurobiologia dos transtornos do espetro autista
- 2. Projeto de vigilância em saúde
- 3. Avaliação dos efeitos da eletroestimulação em pacientes com Acidente Vascular Cerebral associado à doença falciforme: apoio a acessibilidade, reabilitação e prevenção