Modelo Lógico e Rede Sociotécnica

Durante a construção do Modelo Lógico do Núcleo de Excelência em Gestão de Projetos identificou-se um conjunto de elementos que compõem a situação problema a ser solucionada pelo NEGP, com questões como cultura organizacional e configuração desfavoráveis, falta de visão integrada de projetos e carência de padronização de políticas e procedimentos. Além disso, princípios e aspectos ligados à gestão administrativa e estratégica de projetos foram identificados, com a proposição de ações para melhorar os resultados e o mapeamento de impactos e benefícios gerados.

A construção do modelo lógico do NEGP foi crucial para situar a unidade como uma organização dotada de missão e propósito próprios no contexto da Fiocruz. Deu impulso, ainda, a uma jornada de construção de métodos para mensurar o desempenho do escritório, construir seu planejamento de longo prazo e definir suas potencialidades de crescimento e adaptação a diferentes cenários e fatores internos e externos.

Gestão de Projetos

Captação de Recursos

Inovação em projetos e gestão da qualidade e de riscos

Rede Sociotécnica

Uma das tarefas do NEGP, no contexto de sua estruturação, foi analisar e mapear a rede sociotécnica que o envolve – contemplando as instituições impactadas pelos processos do NEGP, suas conexões e seu potencial de impacto e funcionalidade em um contexto de rede.