PROJETO DA FIOCRUZ BAHIA É APROVADO EM CHAMADA DE PROGRAMA DE ATENÇÃO ONCOLÓGICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
O projeto da Fiocruz Bahia “Integração da medicina de Precisão ao SUS: Implementação de Rede Multi-institucional para inovação no diagnóstico e tratamento de leucemias e linfomas” foi aprovado na chamada do programa nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde.
A iniciativa tem como objetivo viabilizar a organização de uma rede colaborativa de pesquisas em tumores malignos hematológicos, liderada por uma equipe baiana, buscando benefícios para pesquisa científica na região Nordeste e pacientes atendidos na região.
A Rede, liderada pelas pesquisadoras da Fiocruz Bahia, Karine damasceno e Eugênia Granado, trabalhará com ferramentas de inovação em saúde, no desenvolvimento de imunoterapias, definição de biomarcadores e no aprimoramento do diagnóstico e caracterização das patologias estudadas.
O financiamento para o projeto vem da captação de recursos pelo Núcleo de Excelência em Gestão de Projetos da Unidade (NEGP/IGM), através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) concebido para incentivar a realização de projetos de atenção oncológica. O programa foi Instituído pela Lei nº 12.715/2012, regulamentado pelo Decreto nº 7.988/2013 e teve a vigência prorrogada até 2026 pela Lei nº 14.564/2023.
O Pronon/ PCD têm como objetivo fortalecer as políticas de saúde voltadas à pessoa com deficiência e diagnosticada com câncer por meio da ampliação da oferta de serviços e da prestação de serviços médico-assistenciais; do apoio à formação, ao treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis de atenção; bem como da realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas.