Quem Somos
Concebido desde 2014 e estruturado formalmente em 2017, o Núcleo de Excelência em Gestão de Projetos (NEGP) é uma estrutura gerencial atualmente ligada a Vice-Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz-Bahia, atuando como uma unidade de apoio no gerenciamento de projetos e captação de recursos alinhados à estratégia do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia).
Neste processo foram aplicadas técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos para auxiliar os pesquisadores da Fiocruz-BA na gestão de seus projetos, visando fortalecer a captação de apoio financeiro para as pesquisas e otimizar a aplicação destes recursos ao longo do ciclo de vida dos projetos, bem como, aperfeiçoar o processo de avaliação dos projetos, através da definição e monitoramento de indicadores de desempenho capazes de produzir informações que auxiliem a tomada de decisões em níveis operacionais, táticos e estratégicos na instituição.
O NEGP adota a estrutura de Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), conhecida na língua inglesa como Project Management Office (PMO), que padroniza os processos de governança em projetos e viabiliza o compartilhamento e a otimização de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. Vinculado à Vice Diretoria de Pesquisa do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz/ Bahia), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, situada em Salvador, Bahia, que é reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas em doenças infecciosas e parasitárias, muitos deles com foco no desenvolvimento de tecnologias e insumos estratégicos para a saúde pública.
O núcleo atua nos processos internos buscando racionalizar o uso de recursos financeiros e humanos, padronizar modos de avaliação de desempenho, integrar iniciativas semelhantes e reduzir duplicidades, pautado por ferramentas de gestão de projetos consagradas nacional e internacionalmente. Além do gerenciamento de mais de 110 projetos vinculados à Fiocruz Bahia, contemplando planejamento e monitoramento, o núcleo trabalha na geração e difusão do conhecimento sobre metodologias de gestão de projetos públicos, refletindo sobre seu processo de trabalho e as metodologias aplicadas.
Quanto à metodologia de gerenciamento de projetos, o núcleo buscou dividi-las em etapas de projetos: Iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. O NEGP tem buscado trabalhar, para além de apenas ferramentas, com base em uma cultura ágil. Ao longo do quadriênio 2017/2021, o núcleo trabalhou para incorporar a cultura ágil em seus processos e seu próprio desenvolvimento. A cultura ágil se aplica ao escritório de projetos por meio dos seguintes princípios:
Em janeiro de 2018 foi criado um grupo de trabalho interno para laborar no desenvolvimento de um sistema informatizado de gerenciamento de projetos. Em abril de 2019 foi implementado o Sistema de Gerenciamento de Projetos – SGP no Instituto Gonçalo Moniz. A Tecnologia utilizada no desenvolvimento do sistema foi a Zend Framework PHP + DOCTRINE + MySQL e utilizou como princípio básico os Grupos de Processos de Gestão de Projetos PMI/PMBOK. Sistema posteriormente disponibilizado as demais unidades da Fiocruz interessadas.