CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA APLICADA AOS SERVIÇOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – EPISUS INTERMEDIÁRIO

Edital EpiSUS Intermediário

Cronograma do Processo Seletivo

Resultado preliminar da homologação das inscrições

Resultado do recurso da homologação das inscrições

Resultado final da homologação das inscrições

Resultado preliminar da Etapa 1

Solicitação de interposição de recurso contra o resultado da Etapa 1

O Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde – Episus Intermediário é ofertado pelo Instituto Gonçalo Moniz – Fiocruz Bahia em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, e com a chancela do Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP) do Ministério da Saúde, responsável pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EPISUS).

O Episus Intermediário é um curso de especialização que se propõe a enfrentar a lacuna de formação em epidemiologia de campo nos níveis estadual e municipal, o que impacta diretamente a capacidade da região nordeste e estados envolvidos, de monitorar, investigar e responder rapidamente a emergências de saúde pública. Profissionais de saúde com formação limitada em epidemiologia e investigação de campo apresentam desafios na coleta de dados confiáveis e para a comunicação de informações de saúde com gestores e tomadores de decisão. Essa deficiência limita a criação de respostas eficazes e científicas para situações de surto, epidemias e outros eventos de interesse em saúde pública, além de impactar a vigilância contínua.

O Episus Intermediário possui carga horária mínima de 540 horas-aula e será realizado em um modelo de ensino semipresencial. O componente prático compreende 75% da carga horária e será executado principalmente nos locais de trabalho dos profissionais, promovendo capacitação integrada ao cotidiano do serviço e permitindo que o aprendizado seja aplicado imediatamente às necessidades do território onde atuam. Os módulos teóricos, que representam 25% da carga horária, serão ministrados por meio de encontros presenciais e à distância, via Ambiente Virtual de Aprendizagem para facilitar o acesso ao conteúdo e fortalecer o acompanhamento pedagógico.

Será ofertada na Bahia 01 (uma) turma do Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde – Episus Intermediário, com início previsto para novembro de 2025 e previsão de duração de 09 (nove) meses.

Processo seletivo

Este processo seletivo visa selecionar candidatos para ocupar as 34 (trinta e quatro) vagas de discentes da provenientes da Bahia.

Inscrição

As inscrições serão realizadas de forma eletrônica no link.

Além do preenchimento do formulário eletrônico acima, os documentos comprobatórios descritos no edital devem ser encaminhados para o e-mail: episus.bahia@fiocruz.br

Apenas as inscrições com envio dos documentos obrigatórios via e-mail serão efetivadas.

Público-Alvo

Esta seleção destina-se a profissionais que apresentem vínculo institucional atual e ativo no Sistema Único de Saúde da Bahia (efetivo, terceirizado, bolsista ou contrato formal de trabalho), com formação de nível superior, preferencialmente na área da saúde, com experiência profissional de pelo menos 01 (um) ano, em uma ou mais das seguintes áreas: (a) epidemiologia, (b) doenças infecciosas e parasitárias ou medicina tropical, (c) infecção hospitalar, (d) infectologia, (e) medicina preventiva e social, (f) medicina comunitária, (g) medicina sanitária, (h) saúde coletiva/saúde pública, (i) saúde indígena, de população quilombola ou ribeirinha, (j) saúde da família, (k) saúde do trabalhador, (l) vigilância em saúde, (m) vigilância em saúde ambiental, (n) vigilância epidemiológica, (o) vigilância hospitalar, (p) vigilância sanitária e áreas de interesse da região, responsáveis por: a) Analisar e elaborar relatório de dados da vigilância; b) Manejar e avaliar sistemas de vigilância; c) Compor equipe de investigação e resposta a surtos; d) Conduzir investigações planejadas para responder a questões prioritárias para a saúde pública; e) Comunicar informação de saúde para diferentes esferas de gestão do SUS.

Pré-requisitos

  • Possuir escolaridade de nível superior, conforme perfil descrito no Anexo II;
  • Comprovar vínculo institucional atual e ativo (efetivo, terceirizado, bolsista ou contrato formal de trabalho), conforme o perfil do candidato descrito no Anexo II e atuar na Bahia;
  • Possuir habilidade para utilizar computadores e dispor de recursos ágeis de conectividade com internet;
  • Dispor de equipamentos necessários para participar de encontros síncronos com áudio e com vídeo durante o período do curso (Webcam e Headset/Fone de ouvido e microfone);
  • Disponibilidade para participar dos encontros presenciais obrigatórios e oficinas de campo;
  • Disponibilidade para participar dos encontros remotos (on-line);
  • Disponibilidade para participar das atividades em Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Disponibilidade para realizar viagens de acordo com a programação das atividades;
  • Dispor de liberação funcional para dedicação ao curso.

Anexos do edital:

Anexo I – Cronograma do Processo Seletivo

Anexo II – Distribuição de vagas

Anexo III – Quadro de pontuação da etapa 1 referente à avaliação curricular

Anexo IV – Modelo para Declaração de Residência

Anexo V – Formulário de Autodeclaração para pessoas Negras

Anexo VI – Formulário de Autodeclaração para Indígenas ou Quilombolas

Anexo VII – Formulário de Autodeclaração para Pessoas Transgênero

Anexo VIII – Formulário de Autodeclaração para Pessoas com Deficiência

Anexo IX – Modelo de Declaração de Atividades Desenvolvidas e Liberação da Chefia Imediata

Anexo X – Modelo de Comprovação de Atuação Profissional e Tempo de Experiência

Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz, Bahia
Endereço: Rua Waldemar Falcão, 121, Candeal, Salvador, Bahia – CEP 40296-710
Tel. (71) 3176-2339 / 3176-2374 / 3176-2334 / 3176-2259 / 3176-2472