Avaliação dos efeitos da eletroestimulação em pacientes com Acidente Vascular Cerebral associado à doença falciforme: apoio a acessibilidade, reabilitação e prevenção

O projeto “Avaliação dos efeitos da eletroestimulação em pacientes com Acidente Vascular Cerebral associado à doença falciforme: apoio à acessibilidade, reabilitação e prevenção” da Fiocruz tem como objetivo investigar como a eletroestimulação pode beneficiar pacientes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e que também têm a doença falciforme. A iniciativa busca promover a reabilitação desses pacientes, melhorar sua acessibilidade e contribuir para a prevenção de complicações relacionadas a essas condições. O projeto é uma importante contribuição para a saúde pública, visando melhorar a qualidade de vida e a recuperação desses indivíduos.
A realização desse estudo poderá levar ao estabelecimento de programas especializados e de políticas públicas no âmbito do SUS, relacionados ao acompanhamento de pacientes com DF pela realização periódica do Doppler Transcraniano e da eletroestimulação, identificando biomarcadores associados ao prognóstico, de maneira a evitar a ocorrência de AVC e suas sequelas no desenvolvimento cognitivo e motor destes pacientes, melhorando a sua acessibilidade e reabilitação. Cumpre ressaltar que estes programas terão impacto no setor saúde, uma vez que o estabelecimento de assistência mais qualificada e adequada aos indivíduos com DF no que diz respeito às doenças encefálicas possibilitará a redução de riscos causados pela doença, diminuindo em muito os gastos com internação e medicamentos nos hospitais da rede pública e, consequentemente, para o SUS. Também com a realização do presente projeto pretende-se treinar profissionais.